quinta-feira, 26 de junho de 2008

Eugénio Péssimo: I. reflexões diluvianas

O sentido necessita também de ter um aspecto simbólico, associado a determinado pensamento ou acção. A decisão implica uma dialéctica entre o agir - e o não agir. construir hipóteses de comportamento, e optar por aquele mais facilmente se ajustar a determinada situação concreta. a intenção de desempenhar um papel na sua vida em relação a determinado acontecimento, um casamento por exemplo.
todo o processo de casamento funciona da mesma forma em todo o mundo: as pessoas juntam-se em casais, têem filhos. o homem-macho a mulher-fêmea estão ligados pelos instintos biológicos da espécie.
observemos a interacção entre um grupo de primatas. estão organizados, teem um líder que conquista o seu lugar pela força. o macho-alfa comanda todo o grupo. as fêmeas facilmente ficam grávidas pouco depois de lhes vir o período.
Isto equivalia a que a mulher-femea posse habitualmente mãe aos 12, 13 anos.
o patriarca da família praticava incesto com as suas filhas. uma imagem horrível por certo, mas ilustra a diferença entre o potencial biológico da mulher, e a necessidade de esta necessitar de ter mais uns anos de preparação até perder a virgindade.
se não houvesse tempo definido o homem acordaria naturalmente ao nascer do sol e dormiria quando este se punha.
o equivalente a acordar às 6 da manhã e dormir às 20h... um ritmo alterado socialmente.

Sem comentários: